Docente responsável: Alexandre Cláudio Botazzo Delbem
Grupo de extensão vinculado ao curso de Engenharia de Computação, visando dar a oportunidade aos alunos do curso de adquirirem conhecimentos técnicos, administrativos e interpessoais de forma organizada e, ao mesmo tempo, valorizar a profissão de Engenheiro de Computação, frente a situação atual do mercado de trabalho e a sociedade.
 
Docente responsável: Janete Crema Simal
As atividade do projeto consistem em recolher roupas por meio de doações e destiná-las, de forma adequada, para as entidades. Além disso, realizar visitas e intervenções nas entidades auxiliadas. O público que o projeto ajuda são as pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam precisando de doações de roupas, sendo atendida ou não por uma entidade assistencialista.
 
Docente responsável: Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Focado no estudo, discussão e desenvolvimento de técnicas para a segurança de sistemas computacionais e redes de computadores. O grupos visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação do ICMC e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.
 
Docente responsável: João do Espírito Santo Batista Neto
Grupo formado por alunos de graduação e pós-graduação da USP São Carlos que estudam e praticam para a Maratona de Programação, aprendendo algoritmos, estruturas de dados e técnicas para a solução problemas. O grupo é aberto para alunos de qualquer curso da USP São Carlos.
 
Docente responsável: Moacir Antonelli Ponti
A ICMC Júnior, empresa júnior gerida unicamente pelos alunos do ICMC, atua no mercado web há 20 anos e existe exclusivamente para desenvolver seus associados de uma forma diferenciada em relação à graduação.
 
Docente responsável: Solange Oliveira Rezende
Com a missão de mobilizar os diferentes setores da comunidade local e acadêmica para ajudar as pessoas e a fim de despertar o sentimento filantrópico nos voluntários, o Natal promove diversas ações voltadas para ajudar instituições carentes da cidade e conscientizar a população local. O projeto visa não só proporcionar o bem estar dos beneficiados pelas ações, como também para quem pratica tais ações. Através do envolvimento dos voluntários com os trabalhos desenvolvidos, pode-se dizer que a vontade de ajudar os outros se estende durante todo ano. Assim, o impacto gerado pelo espírito natalino, que seria pontual, é tornado contínuo.
 
Docente responsável: Eduardo do Valle Simões
Os alunos buscam por meio do projeto criar métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento em cenários de baixo custo (realidade da maioria das escolas públicas brasileiras). São programadas visitas a escolas públicas municipais e estaduais para ministrar aulas de robótica e programação com o objetivo de aproximar estas crianças da tecnologia, inspirando-as a seguir carreira em áreas como computação e engenharia.
 
Docente responsável: Marcelo Garcia Manzato
Busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Nesse sentido, proporciona uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação.
 

SIAM Student Chapter
Docente responsável: Coordenador do Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica
O Student Chapter é um grupo extracurricular ligado a SIAM (Society for Industrial and Applied Mathematics) com o proposito facilitar o acesso, estudo, compreensão, vivência e apreciação da matemática aplicada e áreas correlatas. O grupo idealmente envolve alunos e professores de areas diferentes, tais como de matemática pura, matemática aplicada, estatística, computação, engenharia, física, entre outros. Suas atividades podem incluir discussões sobre oportunidades de carreira nas areas chave (isto é, matemática aplicada e computação científi ca), palestras realizadas por convidados, seminários, competições, projetos sociais e viagens de campo a centros de pesquisa ou encontros relacionados a área.

Docentes responsáveis: Cláudio Fabiano Motta Toledo e Fernando Santos Osório
Grupo de alunos vinculado ao ICMC, sem fins lucrativos, focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Docente responsável: Roseli Aparecida Fracelin Romero
Grupo de pesquisa em robótica aplicada ao futebol e combate de robôs do campus da USP de São Carlos, unindo alunos da EESC e do ICMC. A missão é o desenvolvimento de tecnologia na área de robótica e aplicação no ambiente de futebol e combate de robôs.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2018 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação