Alunos Regulares

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos ocorrem por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico, previamente definido e divulgado. Este exame consiste em uma única prova, realizada pelo menos uma vez ao ano, ao mesmo tempo, nas instituições associadas.

Vagas

As normas de realização do Exame Nacional de Acesso, incluindo o período e requisitos para inscrição, data, horários e locais de aplicação do exame, número de vagas em cada instituição associada e os critérios de correção, são definidos por Edital do Conselho Gestor que será divulgado na página do PROFMAT.

No ato da inscrição no Exame Nacional de Acesso, o candidato escolhe, dentre as instituições Associadas ao PROFMAT, aquela que lhe é mais conveniente para a realização do curso. Essa escolha não está condicionada ao local de residência ou de trabalho do candidato.

A seleção dos discentes aprovados ocorre pela classificação dos candidatos até o limite do número de vagas oferecidas por cada instituição associada.

Matrícula

Depois de divulgado o resultado do Exame Nacional de Acesso, cada candidato classificado deve dirigir-se à instituição associada escolhida no ato da inscrição do Exame para se matricular como discente de pós-graduação do PROFMAT nessa Instituição. O calendário e locais da matrícula são divulgados por cada Instituição Associada.

  • Exame Nacional de Acesso 2018:
    • Acesse: Edital completo
    • Inscrições em: ENA/PROFMAT
    • Data do exame: 21/10/2017
    • Horário limite para acesso às salas de prova: 13h50 (horário de Brasília)
    • Duração máxima da prova: 3 horas
    • Local da prova: A definir
    • Contato da coordenação acadêmica: Profa. Dra. Ires Dias - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (16) 3373-8880
    • Resultado - até 23/11/2017
    • Convocação da lista de espera - se houver
  • Informações para a matrícula

 

Alunos Especiais

  • Inscrição
    • Inscrições para o 2º semestre de 2017: 17/07 a 23/07/2017
    • Inscrições somente pelos sistema https://vagas.icmc.usp.br
    • Todas as inscrições, dependerão de análise do ministrante e da CCP do Programa, podendo ou não serem deferidas.
    • Documentos necessários para a inscrição no sistema:
      • Foto (arquivo em JPG)
      • Histórico Escolar da Graduação e de Pós-Graduação, se houver (arquivo em PDF)
      • Currículo (arquivo em PDF)
    • Além da anexação dos documentos citados o candidato deverá preencher os campos solicitados.
    • Apenas caso seja atualmente aluno regular de pós-graduação em outra instituição, o candidato deve indicar seu orientador atual para emissão de carta de encaminhamento/recomendação. Não deve ser indicada outra pessoa além do orientador.
    • Candidatos que não estejam no momento ligados a outra instituição não devem indicar ninguém nesse campo, não havendo prejuízo por essa ação.
    • Caso o nome do orientador atual ainda não esteja cadastrado, é de responsabilidade do candidato efetuar tal cadastro e preencher corretamente os campos disponíveis com os dados solicitados, a saber: nome completo, instituição de origem, email institucional, email alternativo e link do currículo lattes. O cadastro será conferido e, caso as informações estejam corretas (inclusive em relação ao vínculo de orientação atual), será validado pelo Serviço de Pós-Graduação antes do envio da solicitação de carta de encaminhamento para o orientador, que receberá por email as instruções de preenchimento da carta.
    • A carta será enviada diretamente ao Serviço de Pós-Graduação, via sistema, sem a necessidade de envio ou reenvio da pelo candidato. Caso o cadastro do orientador não seja avalizado, é de responsabilidade do candidato corrigi-lo conforme instruções.
    • Horários do semestre
    • Resultado
  • Matrícula
    • Os candidatos aprovados deverão comparecer pessoalmente ao SVPG de 01 a 03/08/17 com os documentos relacionados abaixo para efetivar a matrícula. Alternativamente o candidato que não puder comparecer pode realizar a matrícula através de procurador portanto procuração simples, sem necessidade de reconhecimento em cartório.
    • O candidato aprovado que não comparecer perderá o direito à vaga e a cursar a disciplina
    • Os documentos originais e cópias simples devem ser apresentados no ato da inscrição para conferência. Alternativamente o candidato poderá entregar cópias autenticadas do documento.
      • CPF
      • RG
      • Título de Eleitor
      • Certificado de Reservista (apenas para candidatos do sexo masculino)
      • Histórico Escolar da Graduação e de Pós-Graduação, se houver.
      • Diploma ou Certificado equivalente em que conste data da colação de grau já realizada e diploma de Pós-Graduação, se houver.
    • Candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
      • Passaporte
      • Visto tipo IV, Mercosul ou Permanente
      • RNE (ou protocolo de emissão)

Para mais informações, entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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