Em 2013 o ICMC e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) associaram-se para oferecer o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), o primeiro programa da USP de caráter interinstitucional. O objetivo é formar mestres e doutores para atender a alta demanda, potencial e efetiva, por profissionais altamente especializados, capacitados a atuarem em centros de pesquisa de instituições públicas e privadas e por docentes capacitados a ministrar disciplinas na área de Estatística e Probabilidade, contrapondo-se à baixa oferta de opções de pós-graduação nessa área no Brasil. O Programa, credenciado pela CAPES, obteve na última avaliação o conceito 4.

É importante destacar que os campi das duas universidades estão a uma distância de apenas quatro quilômetros, permitindo facilidade de locomoção dos estudantes e docentes às salas de aula, salas de seminários, laboratórios e bibliotecas. As reuniões administrativas podem ser feitas em qualquer um dos campi sem necessidades de afastamento e despesas de deslocamento.

As linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa são:

  • Modelos de Regressão
  • Análise de Sobrevivência
  • Teoria da Resposta ao Item
  • Probabilidade e Processos Estocásticos
  • Séries Temporais
  • Métodos Bayesianos

Os egressos dos programas de pós-graduação do ICMC ocupam posições de destaque em universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas nacionais e estrangeiras. Esse impacto pode ser regionalmente identificado, já que muitos deles se tornaram professores em universidades conceituadas do Brasil e da América do Sul e criaram novos núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação, o que gera relevante contribuição para a expansão do ensino e da ciência.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Estatística