GRADUAÇÃO

As dificuldades econômicas não vão impedi-lo de estudar na melhor universidade brasileira. Quem comprova que tem essas dificuldades, por meio de documentos, tem à disposição apoios e bolsas. O objetivo é fornecer as condições necessárias para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na USP até a conclusão de seu curso. Depois que você passa no vestibular e ingressa na Universidade, pode obter esses apoios e bolsas inscrevendo-se no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).

No momento da sua matrícula, você receberá informações detalhadas sobre as datas de inscrição no Programa e sobre os documentos que precisarão ser apresentados. Quem está cursando a primeira graduação pode ter direito a:

Apoio Moradia: Consiste em vaga nas moradias da Universidade (alojamentos) ou auxílio financeiro mensal.

Apoio Transporte: Auxílio financeiro mensal, durante o período das aulas, para que você se desloque de sua residência até a Universidade.

Apoio Alimentação: Isenção no pagamento das refeições nos restaurantes universitários.

Apoio Livros: Auxílio para que você compre livros nas editoras da USP durante o período das aulas.

#VoceTambemPode: Quem cursou, parcialmente ou integralmente, o ensino básico em escolas públicas, pode participar dos programas Pasusp e Inclusp, que possibilitam a obtenção de bônus na nota do vestibular. Saiba como participar clicando aqui. Além disso, quem está regularmente matriculado em um dos cursos da USP também tem à disposição várias bolsas, tais como: ensinar com pesquisa; Santander; e aprender com cultura e extensão universitária. Para saber mais, acesse o site usp.br/sas. Se você passou no vestibular em uma cidade diferente da que mora e não tem condições financeiras para alugar um imóvel nem lugar para se hospedar, a USP oferece um auxílio emergencial. Para saber como você poderá ter direito a esse benefício, basta se dirigir ao Serviço Social do campus da USP em São Carlos ou ligar para (16) 3373.9111

Programa Unificado de Bolsas da USP: O Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação é uma ação da Universidade de São Paulo que visa a congregar os programas de bolsas: Ensinar com Pesquisa, Tutoria Científico-Acadêmica, Aprender com Cultura e Extensão e Iniciação Científica, vinculados às Pró-Reitorias de Graduação, de Cultura e Extensão e de Pesquisa, respectivamente, em um único programa de bolsas de estudos integrado à Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. Fique atento aos editais no sistema Juno.

Programa de Estímulo ao Ensino e Graduação (PEEG): Também conhecido como Bolsa de Monitoria, tem como objeitvo incentivar os alunos da graduação a aperfeiçoarem seus estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. O candidato deve ter cursado a disciplina para a qual está se candidatando como monitor ou uma equivalente. Na seleção, é levado em conta o destaque do aluno na disciplina escolhida e seu bom rendimento escolar em geral. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma JúpiterWeb. Saiba mais neste link.

 

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Os programas de pós-graduação do ICMC contam com apoio de agências de fomento para concessão de bolsas de estudo. Há possibilidades de bolsas de estudos para os ingressantes no mestrado e doutorado.

Essas bolsas são concedidas somente aos alunos regulares matriculados em tempo integral. O número de bolsas varia de acordo com a disponibilidade de recursos das agências financiadoras.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Bolsas e auxílios