robo Notícias
Data da publicação: 22/02/2018

Atividades serão realizadas aos sábados, de 3 de março a 5 de maio, e as vagas são limitadas

Em um dos cursos oferecidos, professores aprenderão conceitos de
montagem e programação de robôs por meio de atividades práticas

Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Um deles será sobre computação e o outro sobre robótica. O público-alvo são os professores de ensino fundamental e médio, mas a participação é aberta a todos os interessados.

A professora Roseli Romero, que coordena os dois cursos, destaca a importância dos professores participarem da iniciativa do ICMC, tendo em vista que, a partir deste ano, o Ministério da Educação (MEC) iniciará a distribuição de kits robóticos para as escolas públicas. Segundo o MEC, serão investidos cerca de R$ 100 milhões até 2019 a fim de ampliar o ensino de robótica no Brasil. “Isso vai exigir que os professores estejam capacitados para atuarem na área”, ressalta a professora, que também é coordenadora do Centro de Robótica da USP (CRob).

Os dois cursos acontecerão de 3 de março a 5 de maio, aos sábados. O cque também é coordenadora do Centro de Robótica da USP (CRob).urso Robótica I ocorrerá das 14 às 17 horas e vai explicar como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõe, como sensores e atuadores. Os participantes também aprenderão conceitos de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico. As inscrições também devem ser feitas por meio do Sistema Apolo no seguinte link: icmc.usp.br/e/6b69c.

Já o curso Computação I será oferecido das 9 às 12 horas e tem como objetivo apresentar ao aluno conceitos de programação, mostrando estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP por meio do link: icmc.usp.br/e/e8f14.

Os dois cursos serão oferecidos na sala 6-303, no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, em São Carlos. Em cada curso há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 28 de fevereiro ou enquanto houver vagas.

Vale lembrar que essas vagas são destinadas prioritariamente a professores, mas, caso não sejam todas preenchidas, poderão ser oferecidas a outros públicos. Outra ressalva: esses cursos não são apropriados para crianças e adolescentes, esse público poderá participar de outra iniciativa, preparatória para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizado no ICMC em maio e cujas informações serão divulgadas em breve.

Confira, a seguir, como realizar sua inscrição passo a passo:

1. Faça o cadastro no sistema Apolo da USP, por meio de um desses links:

2. Envie um documento comprovando vínculo com a instituição de ensino em que atua (holerite, declaração da escola, cadastral funcional) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3. Aguarde o recebimento de um e-mail com a confirmação da matrícula no curso.

Texto: Denise Casatti e Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Confira a percepção dos professores sobre o curso oferecido em 2017: icmc.usp.br/e/5520f
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146