icmc-oferece-minicurso-sobre-software-estatistico-stan Notícias
Ferramenta é utilizada para ajustar modelos de inferência bayesiana
Data da publicação: 07/11/2017

Estatísticos e estudantes que desejam aprender a utilizar o software Stan podem se inscrever em um minicurso que será oferecido na próxima sexta-feira, 10 de novembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A iniciativa é uma realização do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), que é oferecido em parceria pelo ICMC e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O Stan é um software amplamente utilizado para ajustar modelos de inferência bayesiana, bastante comuns em estatística. Para realizar a amostragem no Stan, o usuário descreve o modelo que deseja na linguagem própria do software, que traduz para a linguagem C++ e entrega uma amostra com o método Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC). No minicurso, serão apresentados os aspectos básicos da linguagem do Stan, exemplos de uso e vantagens do algoritmo No-U-Turn Sampler (NUTS), que é uma variação do algoritmo padrão do software, além das características das amostras MCMC.

O minicurso será ministrado pelo doutorando Marco Inácio, do PIPGEs, que é membro do grupo de desenvolvedores do Stan. Há 30 vagas disponíveis. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente pelo link icmc.usp.br/e/30d67 até dia 9 de novembro ou enquanto houver vagas. Não é necessário ter conhecimento prévio de Stan, mas é desejável que os participantes possuam alguma familiaridade com a linguagem R. O minicurso será realizado no laboratório 6-306 do ICMC, das 10 às 12 horas, no dia 10 de novembro.

Link para inscrições: icmc.usp.br/e/30d67
PIPGEs: (16) 3373.8881