freedom-day Notícias
Data da publicação: 30/08/2017

Interessados podem se inscrever para participar de minicursos e também ministrar palestras

Um dia internacional dedicado para a cultura do software livre. Este ano, o Software Freedom Day (Dia da liberdade de software) será realizado na USP, em São Carlos, dia 16 de setembro, sábado. A iniciativa existe desde 2004 e conta com diversas atividades ao redor do planeta. Em 2016, por exemplo, foram realizados 128 eventos diferentes.

O objetivo do Software Freedom Day é reunir a comunidade para educar o público sobre software livre, divulgando e incentivando seu uso. A edição de São Carlos contará com dois minicursos, um de Linux e outro de Arduino, quatro palestras e um festival de instalação do sistema operacional livre Linux. A organização dá oportunidade para interessados falarem no evento, bastando se inscrever pelo link icmc.usp.br/e/c3ba1 até o dia 2 de setembro. Serão aceitas palestras sobre os temas liberdade de software, hardware e cultura livre, em especial com enfoque no impacto da liberdade no dia a dia do uso de computadores e tecnologia. Já as inscrições para os minicursos ficarão abertas até o dia 16 ou enquanto houver vagas. São 25 vagas disponíveis para o minicurso de Linux e 30 para o de Arduino.

Em São Carlos, o Software Freedom Day é realizado pelos grupos SancaLUG e grupy-sanca, com o apoio do Centro de Competência em Software Livre, sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Grupo TOPUS da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). As atividades acontecerão das 8h30 às 19 horas. Os minicursos serão realizados nos Laboratórios de Ensino de Física (LEF) e as palestras no Anfiteatro Azul, todos localizados no IFSC.

Site do evento: icmc.usp.br/e/6554b
Inscrições para palestras: icmc.usp.br/e/c3ba1