informatica-para-idosos Notícias
Data da publicação: 24/08/2017

Aulas começam dia 12 de setembro e acontecem às terças-feiras, das 16 às 18 horas

Inscrições podem ser realizadas até 1º de setembro ou enquanto houver vagas

 

VAGAS ESGOTADAS

 

Quem tem mais de 60 anos e quer aprender a utilizar o computador pode se inscrever em um curso que será oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso, que vai mostrar as partes que compõem um computador e até ensinar a navegar na internet, começa no dia 12 de setembro e vai até 31 de outubro, com aulas às terças-feiras, das 16 às 18 horas.
 
A iniciativa tem como objetivo fornecer às pessoas da terceira idade conhecimentos básicos de informática, para que elas tenham independência no acesso à informação, entretenimento, cultura e lazer por meio do uso de computadores e da internet. Para isso, os alunos vão aprender a editar documentos, abrir e salvar arquivos, utilizar DVDs, CDs, pendrives, criar e-mails, navegar na internet, fazer compras online e evitar vírus e programas maliciosos.
 
Há 20 vagas disponíveis e, para se inscrever, é preciso comparecer no Serviço de Apoio Acadêmico, que fica na sala 3-001 do ICMC, na área I do campus da USP. As inscrições ficam abertas até 1º de setembro ou enquanto houver vagas. Como há uma grande demanda pelo curso, antes de ir fazer a inscrição pessoalmente, recomenda-se que os interessados se informem sobre a existência de vagas por meio do telefone (16) 3373.9146.

Coordenado pelos professores Marcelo Manzato e Ellen Barbosa, o curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). Essa é a sexta edição do projeto, que foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado. Alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores. A seguir, confira o conteúdo do curso.

 
 
Conteúdo do curso

1. Conhecendo o computador

  • Hardware e software.
  • CPU, mouse, teclado, vídeo.
  • Windows: como abrir e salvas documentos; como usar os periféricos (CD, DVD, pendrive, HD Externo).

2. Acessórios

  • Bloco de notas.
  • Calculadora.

3. Internet

  • E-mail: criação e uso.
  • Uso consciente da internet: navegação; comércio eletrônico; vírus e programas maliciosos.

 

Informática básica para a terceira idade
Inscrições: pessoalmente no Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC (sala 3-001)
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Quando: 1º de setembro ou enquanto houver vagas
Horário de atendimento: das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas
Telefone: (16) 3373.9146
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Confira a reportagem da revista Kappa São Carlos apresentando algumas histórias de idosos que já participaram dos cursos oferecidos pelo ICMC: icmc.usp.br/e/e287c

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação