7-sest Notícias
Data da publicação: 11/05/2017

O evento acontecerá de 6 a 9 de junho em São Carlos

Estão abertas as inscrições para a 7ª Semana da Estatística (SEst), que será realizada em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de junho e tem como objetivo apresentar aos estudantes da área um novo horizonte de possibilidades no mundo profissional e acadêmico.

“Tendo em vista que a estatística vem, perceptivelmente, crescendo no mundo atual, o evento visa mostrar aos estudantes e simpatizantes a diversidade de opções que existe na área”, explica a estudante Uyne Sales, uma das coordenadoras da iniciativa, que é organizada por alunos voluntários dos cursos de Bacharelado em Estatística da UFSCar e da USP.

Durante os quatro dias do evento, haverá oito palestras, seis minicursos, quatro mesas redondas e duas sessões de apresentações de trabalho, uma oral e outra no formato de pôster. As inscrições estão abertas a todos os interessados e podem ser realizadas até dia 2 de junho no site da SEst, mediante o pagamento da taxa de R$ 40,00.

A iniciativa terá a participação de profissionais e estudantes que abordarão quatro diferentes temas durante as mesas redondas: o campo profissional, em que falarão sobre a trajetória na área, as vivências e os desafios do mercado de trabalho; a pós-graduação, em que explicarão suas trajetórias acadêmicas até a chegada à pós-graduação; os estágios, em que contarão suas primeiras experiências no mercado de trabalho; os projetos de extensão, em que serão relatadas as experiências de graduandos que estão atuando em projetos de extensão.

Já em relação aos minicursos, quatro deles serão oferecidos no período noturno e acontecerão das 19 às 21h30 no ICMC, abordando os seguintes assuntos: desenvolvimento pessoal; Big DataPageRank – processos estocásticos; case Serasa. Pela manhã, serão realizados outros dois minicursos, das 8 às 11h40, na UFSCar: um será sobre Latex e outro sobre SQL no SAS. Confira a programação completa no site do evento.

No ano passado, a iniciativa foi realizada pela primeira vez de forma conjunta pela UFSCar e pelo ICMC

Sobre o evento – A SEst ocorre desde 2011 na UFSCar, no campus de São Carlos, com o intuito de complementar a formação acadêmica e profissional dos participantes. Em 2016, a iniciativa passou a ser realizada de forma conjunta pela UFSCar e pela USP em São Carlos, aumentando a proximidade entre as universidades, que já existe no âmbito da pós-graduação por meio do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs).

7ª Semana da Estatística (SEst)
Quando: de 6 a 9 de junho
Inscrições até 2 de junho no site https://sest.vpeventos.com