foto-1 Notícias
Data da publicação: 12/04/2017

Iniciativa é oferecida pelo ICMC: aulas acontecerão aos sábados, das 9 às 12 horas

Objetivo do curso é fornecer conceitos básicos sobre a montagem de diversos robôs e
apresentar alguns princípios de programação aos alunos de escolas públicas e particulares

Estão abertas as inscrições para o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (modalidade prática). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado de 6 a 27 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.

O curso é destinado a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O objetivo é preparar as equipes participantes a fim de que se tornem mais competitivas, fornecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs comumente usados nas competições da OBR. Também serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

Há 100 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas, até o dia 28 de abril ou enquanto houver vagas, no formulário eletrônico disponível neste link: icmc.usp.br/e/a6187. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e deve ser paga, via boleto que será gerado pelo sistema de inscrição, até dia 3 de maio. Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante de pagamento bem como o atestado de matrícula da escola que frequenta para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Caso o estudante possua o kit de robótica utilizado nas competições, é desejável que traga para o curso, pois existe um número limitado de kits para empréstimo. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado pelo doutorando Murillo Batista e contará com a colaboração dos seguintes monitores: Guilherme Moreira, Hikaro de Oliveira e Maria Luiza Telles, alunos de graduação do ICMC; e de Adam Moreira, doutorando do Instituto. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Vale lembrar que a inscrição no curso não garante a inscrição na Olimpíada Brasileira de Robótica. Para participar da Olimpíada, é preciso se inscrever no site da competição até dia 20 de maio: www.obr.org.br.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica estão abertas até dia 20 de maio

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (modalidade prática)
Inscrições: até 18 de abril ou enquanto houver vagas via formulário eletrônico icmc.usp.br/e/a6187
Aulas: de 6 a 27 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.
Onde: ICMC – avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Telefone: (16) 3373.9146