arduino-day Notícias
Data da publicação: 23/03/2017

Minicursos, palestras e mostra de projetos serão as atrações do dia 1º de abril, sábado, quando acontecerá um evento gratuito no ICMC

O Arduino é uma ferramenta aberta, livre e de baixo custo para a criação de projetos de hardware e software

Motivar e ensinar estudantes a inovar e criar projetos com o microprocessador Arduino, promover um intercâmbio de conhecimento entre os entusiastas dessa ferramenta e divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com hardware e software livres. Esses são os objetivos de um evento que será realizado no dia 1º de abril no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando acontecerá o Arduino Day @ ICMC, uma iniciativa gratuita que contará com minicursos, palestras e mostra de projetos.

O Arduino Day é um evento que acontece simultaneamente em diversos lugares do mundo para comemorar o aniversário dessa ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. No ICMC, o evento ocorrerá das 8h30 às 18 horas e está aberto à participação de todos os interessados.

Três minicursos serão realizados simultaneamente das 8h30 às 12 horas: Arduino para iniciantesIntrodução a Field Programmable Gate Array (FGPA) na prática; e ATmega328. Para participar de um desses minicursos, é preciso realizar a inscrição antecipadamente via Meetup nos links listados na programação completa, no final deste texto.

À tarde, das 14 às 17h50, acontecerão quatro palestras no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001) do ICMC bem como uma mostra de projetos. O evento conta com o apoio do Centro de Competência em Software Livre do ICMC, do hackerspace Godzilla Hacker Clube, e de mais quatro grupos: SancaLUG; Grupy-sanca; Topus; e Introdução à Internet das Coisas (IoT), da Universidade Federal de São Carlos.

Quem desejar participar da mostra, compartilhar seu conhecimento de hardware e software livre durante o evento ou obter mais informações pode entrar em contato com o aluno Lucas de Carvalho, um dos coordenadores da iniciativa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Veja, a seguir, a programação completa do evento.

Mostra de projetos será uma das atrações do evento

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Página do evento no Facebook: http://bit.ly/ArduinoDay2017ICMC

Site do Arduino Day: https://www.arduino.cc