installfest Notícias
Data da publicação: 14/03/2017

Ajudar os calouros e a comunidade a conhecer e instalar o sistema operacional Linux. Esse é o objetivo do evento Installfest de volta às aulas, que acontecerá no próximo sábado, 18 de março, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento, que é gratuito e não demanda inscrições prévias, será realizado das 9 às 17 horas, nas salas 5-101 e 5-103 do Instituto.

O Linux é um sistema operacional livre e alternativo ao Windows ou OS X. Sua instalação e uso são, na maioria dos casos, mais simples do que os demais sistemas, além de contar com maior segurança e privacidade. Há, ainda, uma ampla gama de softwares e jogos para o sistema. Os organizadores recomendam que os participantes façam o backup de seus arquivos antes de iniciarem a instalação.

A última edição do evento no ICMC aconteceu em outubro, e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas. “Mais que conferências técnicas, esses eventos, encontros e installfests são oportunidades de conhecer a comunidade de software livre de São Carlos e região. Promovemos não só a liberdade na computação, mas a cultura livre em geral”, afirma Lucas Carvalho, integrante do São Carlos Area Linux User Group (sancaLUG), grupo que promove o evento em parceria com o Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do ICMC.

Installfest de volta às aulas
Quando: 18 de março (sábado), das 9 às 17 horas
Onde: salas 5-101 e 5-103 do ICMC, no campus da USP em São Carlos