idoso Notícias
Data da publicação: 20/02/2017

Iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que é realizado em toda a USP e oferece mais de 4,6 mil vagas em 569 cursos, que acontecerão em São Carlos, São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e Santos

Inscrições podem ser realizadas até dia 3 de março

Se você tem 60 anos ou mais e deseja voltar à sala de aula pode se inscrever em uma das 30 disciplinas que serão oferecidas neste semestre pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade, que oferece 4.691 vagas em toda a USP, divididas em disciplinas de graduação e em atividades complementares, englobando cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.

Vale ressaltar que não se tratam de aulas de informática, em que os idosos aprenderão, por exemplo, a utilizar os recursos do computador, mas sim de disciplinas acadêmicas ministradas regularmente aos alunos matriculados nos oito cursos de graduação do Instituto. Por isso, recomenda-se a participação para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos nas áreas de matemática, estatística e computação, além de trocar informações e experiências com os jovens.

As aulas começam na semana do dia 6 de março e há três vagas disponíveis em cada uma das 30 disciplinas oferecidas (confira a relação completa no final do texto). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, até 3 de março ou enquanto houver vagas, na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 60 anos e ensino médio completo. Os alunos que cumprirem as exigências da disciplina têm direito a um comprovante de participação emitido pela USP.

Como parte do programa, o ICMC também oferecerá duas novas turmas do curso Práticas com Tablets e Celulares. No entanto, as vagas para esse curso já se esgotaram e novas turmas estão previstas para o segundo semestre de 2017.

Todas as informações sobre as atividades podem ser obtidas no catálogo, que está disponível neste link: http://prceu.usp.br/3idade/sao-carlos. O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e é realizada pelo Núcleo de Direitos da USP.

Texto e foto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Onde se inscrever
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146.
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense, 400, campus I da USP, centro de São Carlos (sala 3001).
Quanto: até 3 de março (não haverá atendimento entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março por conta do Carnaval).
Horário: das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Disciplinas do ICMC disponíveis para inscrição no primeiro semestre de 2017

• Álgebra Matricial Aplicada à Estatística