livroneide Notícias
Data da publicação: 08/02/2017

“Escrevi o livro como se estivesse dando aula”, revela a autora Neide Franco, professora aposentada do ICMC

Linguagem didática é um dos diferenciais do livro escrito pela professora aposentada do ICMC

Graduação. Época de muito esforço dos estudantes que enfrentam um ritmo alucinante de estudos. Nos cursos de exatas, em específico, os alunos precisam passar por uma disciplina primordial para seguir o caminho rumo à formação: Álgebra Linear. Considerada difícil, a matéria, que serve como base para muitas outras, pode se tornar um obstáculo na trilha do ensino superior caso não seja estudada de forma correta. Diante disso, como se preparar da melhor maneira para esse desafio? A professora aposentada Neide Franco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, escreveu um livro sobre a disciplina que promete ajudar os estudantes nessa missão.

“Para a grande maioria dos alunos, os livros de matemática servem apenas como fonte de exercícios. Por isso, procurei utilizar no meu livro uma linguagem simples, acompanhada de ilustrações e exemplos resolvidos, a fim de motivá-los a se aprofundarem na teoria”, conta Neide, que também é autora de um livro sobre Cálculo Numérico, publicado em 2006. Ela explica que não adianta apenas decorar fórmulas, deve-se saber quando e como usá-las, interpretando as respostas das questões.

A ideia de escrever o livro Álgebra Linear surgiu quando Neide, após se aposentar pelo ICMC, foi ministrar aulas da disciplina em uma faculdade particular, em Ribeirão Preto. No entanto, não encontrou nenhum livro sobre o tema que lhe agradasse por completo, o que poderia atrapalhar o desejo de presenciar seus estudantes aprendendo, de fato, o que é “espaço vetorial”, por exemplo, um dos conteúdos centrais da área. “Eu escrevi o livro como se estivesse dando aula. Temos que explicar o porquê daquilo e de onde saiu toda a teoria”, revela.

A obra levou oito anos para ser escrita

A obra, que foi produzida pela editora Pearson, é composta por 362 páginas e seis capítulos. Nos três primeiros (matrizes, vetores e espaço linear) são apresentados alguns conceitos básicos, muitos deles já conhecidos pelo leitor, mas que poderão facilitar a compreensão do restante do livro. “Se o aluno já possui um bom domínio desses conteúdos, ele pode começar seus estudos a partir do quarto capítulo”, conta Neide, que preparou uma lista com centenas de exercícios ao final de cada um. Com o objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem a resolução das questões, é fornecido apenas o resultado final de cada pergunta.

Voltado para alunos de graduação e recém-formados, o livro levou oito anos para ser escrito e foi preparado tanto para aqueles que não tenham conhecimento algum sobre o tema, quanto para quem já domina parte da área. “Acredito que um dos maiores diferenciais do livro é que ele está bem mais didático do que todos que já vi”, celebra a professora.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Foto: Reinaldo Mizutani – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP