No ICMC, o Departamento de Matemática está fortemente associado aos cursos de graduação de Licenciatura em Matemática e de Bacharelado em Matemática e aos cursos de pós-graduação de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e Mestrado e Doutorado em Matemática. O corpo docente do Departamento é composto por 52 docentes, sendo 47 pesquisadores da área de Matemática e 5 pesquisadores da área de Educação Matemática.

 

Histórico

O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-USP (ICMC/USP) tem suas origens no Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) tendo sido criado já em 1953 com a fundação da EESC/USP.

A organização do Departamento de Matemática ficou sob a responsabilidade do Prof. Achille Bassi que empenhou-se em adquirir acervo bibliográfico e contratar pesquisadores qualificados para a formação de um centro de pesquisas em Matemática. Desta forma, o Departamento já foi criado com uma Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). A determinação do Professor Achille Bassi em criar uma biblioteca de excelente nível deu origem a uma melhores bibliotecas do país na área de Matemática, a Biblioteca Prof. Achille Bassi do ICMC/USP.

O Departamento de Matemática foi então constituído pelos professores catedráticos Achille Bassi, Jauréz Cecconi e Ubaldo Richard e alguns engenheiros que vieram da Escola Politécnica em tempo parcial e foi parte da EESC/USP até 1971 quando foi criado o ICMSC/USP.

O Prof. Achille Bassi veio para o Brasil em 1939 a convite do Governo Brasileiro para assumir a Cátedra de Geometria na Universidade do Rio de Janeiro e ajudar o país a aumentar sua participação na pesquisa matemática mundial. O Prof. Bassi veio para São Carlos em 1953 para fundar o Departamento de Matemática que dirigiu por cerca de 20 anos. Suas contribuições em Topologia Combinatória foram publicadas entre 1945 e 1966, principalmente em revistas italianas. Faleceu em 1973 aos 66 anos de idade.

O Prof. Jauréz Cecconi era analista. Seus trabalhos de pesquisa em Cálculo de Variações e Otimização foram publicados entre 1951 e 1985, principalmente em revistas italianas.

O Prof. Ubaldo Richard também era analista. Seus trabalhos de pesquisa em Equações Diferenciais e Equações Integrais foram publicados entre 1940 e 1982, principalmente em revistas italianas.

Todos estes professores foram pesquisadores atuantes e iniciaram a tradição em pesquisa presente até os dias de hoje no Departamento de Matemática

 

Chefia

Chefe do Departamento: Prof. Dr. Ma To Fu

Vice-Chefe: Prof. Dr. Paulo Leandro Dattori da Silva

 

Contato

Secretaria do Departamento de Matemática - ICMC/USP
Av. Trabalhador são-carlense, 400
CEP 13566-590 - São Carlos-SP
Fone: +55 (16) 3373-9711
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação