Comissão de Estágios

COMPOSIÇÃO

TITULAR: PROFA. DRA. ROSANA TERESINHA VACCARE BRAGA
Representante da Comissão de Graduação e Suplente do Representante da CoC - Bacharelado em Ciências de Computação
Mandato como Presidente: 15.09.2015 a 14.09.2017
Mandato como membro: 15.09.2015 a 14.09.2017
Suplente como membro: Profa. Dra. Elaine Parros Machado de Sousa

TITULAR: PROF. DR. JOSÉ FERNANDO RODRIGUES JUNIOR
Representante da CoC – Engenharia de Computação e da CoC-Bacharelado em Ciências de Computação
Mandato como membro: 02.09.2015 a 01.09.2017
Suplente: Prof. Dr. Fernando Santos Osório

TITULAR: PROFA. DRA. ELLEN FRANCINE BARBOSA
Representante da CoC-Bacharelado em Sistemas de Informação
Mandato como Suplente do Presidente: 15.09.2016 a 14.09.2017
Mandato: 15.09.2015 a 14.09.2017
Suplente: Kalinka Regina Lucas Jaquie Branco

TITULAR: PROFA. DRA. MARINA ANDRETTA
Representante da CoC – Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica
Mandato: 02.09.2015 a 01.09.2017
Suplente: Prof. Dr. Leandro Franco de Souza

TITULAR: PROF. DR. MÁRIO DE CASTRO ANDRADE FILHO
Representante da CoC – Bacharelado em Estatística
Mandato: 02.09.2015 a 01.09.2017
Suplente: Prof. Dr. Vicente Garibay Cancho

LUANA RUFINO FERREIRA
Chefe do Serviço de Graduação

HISTÓRICO

A criação da Comissão de Estágios do ICMC foi aprovada pela Comissão de Graduação em Sessão de 30 de setembro de 2002, sendo designados 4 membros docentes, sendo divididos de forma balanceada entre os cursos para compor a comissão pelo período dois anos.
Em sessão de 15 março de 2005, a CG aprova o Regimento da Comissão de Estágios.
Em abril de 2007, a Comissão de Estágios passa a ser constituída por 6 docentes, sendo um titular e um suplente, dos departamentos: SME, SCC e SSC. A representação discente é feita por 2 alunos, um titular e um suplente, indicados pela SACIM.
Em maio de 2013, um novo regimento é aprovado e a partir de setembro de 2013, a CE passa a ser constituída por membros docentes representantes das CoCs e da Comissão de Graduação, além do chefe da seção de Graduação e dos representantes discentes.

Regimento da Comissão de Estágios dos Bacharelados do ICMC

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

TITULAR: PROFA. DRA. MIRIAM CARDOSO UTSUMI
Mandato: 02.12.2015 a 01.12.2017

TITULAR: PROFA. DRA. RENATA CRISTINA GEROMEL MENEGUETTI
Mandato: 02.12.2015 a 01.12.2017

HISTÓRICO

A criação da Comissão de Estágios da Licenciatura do ICMC foi aprovada pela Comissão de Graduação em Sessão de 30 de setembro de 2002, sendo designados 2 membros docentes para compor a comissão pelo período dois anos.

 

Instruções para realização de estágios em empresas

1. Inicialmente o aluno deve escolher a empresa onde deseja estagiar.

2. Em seguida, verificar se a empresa é conveniada (Empresa Conveniadas) - se sim, deverá seguir os próximos passos - se não for, deverá seguir as instruções para fazer o convênio em "Regras e  Documentos para Convênios".

3. É necessário entregar uma via do termo de compromisso assinadas pelo aluno e pela empresa conforme modelo do ICMC e cópia da apólice de seguros.
Atenção: a data do início do estágio deve ser de no máximo dois meses retroativos da data de entrega dos documentos.

4. Após as assinaturas, é enviada a cópia escaneada do termo de compromisso via e-mail para o aluno e representante da empresa.
ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR - Não vinculado à disciplina de Estágio Supervisionado sendo que o aluno precisa estar regularmente matriculado em qualquer período do curso.
ESTÁGIO CURRICULAR - Vinculado à disciplina de Estágio Supervisionado sendo que o aluno precisa ter cursado o número mínimo de créditos exigidos pelo curso. A matrícula não é realizada diretamente no sistema Júpiter. São enviados e-mails com instruções pelo Serviço de Graduação durante o período da matrícula.

Regras e Documentos para convênios com empresas

Para estabelecimento de um convênio entre ICMC e empresa, deverá ser encaminhado ao Serviço de Graduação uma via original do TERMO DE CONVÊNIO em papel timbrado da empresa, sendo todas as folhas rubricadas e as últimas assinadas. Alertamos para que as assinaturas do concedente, interveniente e das testemunhas não fiquem em folha separada. Nos dados da empresa devem aparecer: endereço com CEP e bairro, telefone, fax, o responsável, CNPJ e IE da empresa, além de página na internet (se tiver). O termo de convênio deverá ser assinado também por uma testemunha da empresa e uma testemunha do ICMC.
O convênio deverá ser analisado e aprovado em reuniões dos colegiados do ICMC: Comissão de Estágio e Comissão de Graduação. Caso seja aprovado em todas as instâncias, o processo será finalizado com a assinatura do Diretor do ICMC e será enviada cópia digitalizada do termo de convênio à empresa.
Alertamos que o trâmite do processo pode demorar até dois meses porque as reuniões desses colegiados são mensais.

A próxima etapa é o encaminhamento de TERMO DE COMPROMISSO de estágio. O termo de compromisso pode ser entregue juntamente com o termo de convênio ou durante o trâmite da aprovação, lembrando que a data do início do estágio tem que ser posterior à data do início do convênio. O termo de compromisso deverá ser entregue em papel timbrado com as assinaturas da empresa que não poderão ficar em folha separada. Neste documento é preciso inserir o número da apólice de seguros e anexar uma cópia deste documento, que é IMPRESCINDÍVEL. Após assinatura do ICMC, será enviada cópia digitalizada ao aluno e à empresa.
Alertamos que o estágio não poderá ser superior a 2 anos com o mesmo concedente conforme Lei Federal 11788.

A seguir, algumas instruções que facilitam o trâmite do processo de abertura de convênio:
- A Comissão de Estágio do ICMC sugere fortemente que os convênios sejam firmados por 3 anos e para todos os cursos do ICMC para evitar termos aditivos de convênios durante a realização dos estágios dos alunos.
- Conforme consta do termo de convênio, cláusula 8, tanto a empresa quanto o ICMC poderão solicitar o encerramento do convênio em qualquer momento em que uma das partes achar necessário, respeitando-se os prazos ali estabelecidos.

Renovação de convênios

Para renovação do convênio entre o ICMC e a empresa, deverá ser encaminhado ao Serviço de Graduação o TERMO ADITIVO DE CONVÊNIO em via original. A aprovação da renovação do convênio também será analisada pelos colegiados do ICMC, por isso, recomendamos que os documentos sejam enviados com antecedência. Os convênios podem ser renovados pelo período de até cinco anos.

Renovação de estágios de estudantes

Para renovação do período de estágio de estudantes, é necessário encaminhar o TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO em via original. É importante verificar se a apólice de seguros e o convênio da empresa com o ICMC continuam válidos até o final do período de renovação do estágio do aluno.

ESTÁGIO EMPREENDEDOR

• Aluno deve ter uma empresa ou ser sócio há pelo menos um ano na empresa.
• O projeto deve relacionar as atividades desenvolvidas pela empresa com o embasamento teórico fornecido pelo curso.
• O projeto deve contar com a supervisão de docente, preferencialmente do ICMC, mas podendo pertencer à outra Unidade do Campus de São Carlos.
• Os documentos são os mesmos utilizados para o estabelecimento de convênios, e anexar a descrição de pelo menos um projeto desenvolvido pela empresa.
• Após finalizar o projeto, supervisor deve fornecer um atestado declarando o cumprimento de horas do projeto, bem como um relatório de avaliação do aluno.
• Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para que o aluno possa requerer inscrição neste tipo de estágio:
1. Comprovar a existência de pelo menos um projeto ativo com duração de pelo menos um ano ou um projeto concluído e um ativo;
2. Apresentar um texto sistematizado com a atuação da empresa;
3. Possuir pelo menos um projeto em que o contratante autorize a apresentação do trabalho desenvolvido e a avaliação pelo contratante;
4. O projeto deverá deixar claro o uso de conceitos relevantes aprendidos durante o curso no estudo de caso realizado na empresa.

Na impossibilidade de atender um dos requisitos estabelecidos acima, o aluno deverá procurar por um docente do Departamento de Sistemas de Computação que concorde em analisar o projeto a ser submetido. O docente deverá fazer um parecer ressaltando a validade do trabalho realizado pelo aluno em sua empresa como projeto empreendedor.

O acompanhamento do desenvolvimento do projeto de conclusão de curso é responsabilidade do supervisor do projeto. O docente responsável pela disciplina de projeto de graduação irá somente tirar eventuais dúvidas quanto à forma, mas não necessariamente quanto ao conteúdo do trabalho. Caso o docente responsável pela disciplina seja também o orientador do trabalho, no momento de avaliar o trabalho e compor a banca ele é substituído por outro docente do ICMC.

Para Matrícula na disciplina de Projeto ou Estágio Supervisionado preencha o formulário disponível no site: http://tccweb.icmc.usp.br/ e mande o pdf do formulário para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Regras e Documentos para convênios com escolas

Para realizar estágios em escolas públicas e particulares, os alunos precisam encaminhar ao Serviço de Graduação, 1 via assinada do termo de compromisso e 1 via do plano de estágio, elaborado conforme orientação do professor responsável pela disciplina.

Caso a escola não possua convênio com o ICMC, o mesmo deverá ser providenciado. Neste caso, junto com os documentos anteriores, deverão ser entregues 1 via do Termo de Convênio, devidamente assinadas.

Para os alunos que farão estágio em escolas particulares, é necessário encaminhar junto com os documentos acima, uma cópia da apólice de seguros.

Para os alunos que farão estágio em escolas públicas, isto não é necessário. Estarão cobertos pela Portaria GR Nº 3645, de 21 de novembro de 2005.

Disciplinas

SMA0186 - Prática de Ensino em Matemática I
SMA0187 - Prática de Ensino em Matemática II
SMA0200 - Prática de Ensino de Geometria e Desenho Geométrico

Documentos
Termo de convênio - escolas particulares
Termo de convênio / compromisso - escolas públicas
Termo aditivo de convênio - escolas particulares
Termo de compromisso - escolas particulares
Termo aditivo de compromisso - escolas particular
Plano de estágio

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2017 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação