Científicos

12/04/2024

Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano

Salvar atividade no Google Calendar

Venha participar do Semantics 2024, um evento gratuito e anual realizado em conjunto com o NILC (Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional) e o LABIC (Laboratório de Inteligência Computacional), do ICMC-USP.

Neste ano, o Semantics 2024 ocorrerá no 12 de Abril de 2024, das 8h até 16h. O público externo poderá participar do evento de forma online, mediante inscrição.

Pela manhã (8h), o Prof. Dr. Fábio Lobato (UFOPA) abrirá o evento com a palestra "Inteligência Artificial e Inovação: um panorama de políticas nacionais, internacionais e transnacionais". Em seguida, pesquisadores e estudantes apresentarão tópicos recentes em inteligência artificial, como Deep Learning, Graph Neural Networks, LLMs, Sumarização de Textos e Processamento de Fala.

À tarde, teremos a palestra internacional do Prof. Dr. Gustavo Batista (University of New South Wales, Sydney) sobre "Quantification: a machine learning task that predicts class prevalence"
Para o encerramento do evento, assista ao ciclo de vídeos curtos (pré-gravados) dos pós- graduandos do LABIC/NILC, destacando pesquisas em andamento, desafios e oportunidades de colaboração.

Garanta sua vaga! As inscrições estão abertas no Apolo USP até 11/04 através do link https://icmc.usp.br/e/32774

São 300 vagas disponíveis e os participantes podem receber certificados.

O Semantics 2024 é ideal para estudantes de computação e profissionais que buscam atualizações nessas áreas, seja para aplicação no mercado de trabalho ou na academia.

SEMANTICS 2024 - LABIC e NILC (12 de Abril) - Programação

Apresentador

8h

ABERTURA

Prof. Ricardo Marcacini

8h10

Prof. Dr. Fábio Lobato (UFOPA)

9h20

Aprendizado profundo para reconhecimento automático de micro-organismos cultivados em placas de Petri

Dr. Antonio Parmezan

9h40

Introdução às Graph Neural Networks e seus Desafios

Marcelo Isaias Moraes JR (Doutorando - LABIC - CCMC/ICMC/USP)

10h

Grandes Modelos de Linguagem como agentes no Aprendizado de Máquina

João Lucas Luz Sarcinelli (Mestrando - LABIC - CCMC/ICMC/USP)

10h20

INTERVALO

10h40

Investigação de Métodos de Sumarização de Texto Multilíngue e Multigênero

Germano Jorge (Mestrando - NILC - CCMC/ICMC/USP)

11h

Sintetizador de fala para expressar as variações linguísticas do português brasileiro

Gustavo Evangelista (Doutorando - NILC - CCMC/ICMC/USP)

11h20

Segmentação Prosódica Automática para Fala Espontânea em Português Brasileiro: Acolhendo Variantes Regionais e Explorando Metodologias com Olhar Crítico

Giovana Craveiro (Mestranda - NILC - CCMC/ICMC/USP)

12h

ALMOÇO

14h

Quantification: a machine learning task that predicts class prevalence.

Prof. Dr. Gustavo Enrique Batista (University of New South Wales, Sydney)

15h30 - 16h

Ciclo de Vídeos e Projetos em Andamento